MUITO ALÉM DAS QUADRAS

Amizade, aprendizado e valores: Buzzer Beater BC proporciona aos atletas experiências e lições para a vida toda

É certo que o objetivo principal do Buzzer Beater Basketball Camp é melhorar o jogo dos atletas e colaborar no desenvolvimento de todos dentro das quadras. No entanto, nossa missão vai muito além das quatro linhas.

Em toda e qualquer atividade, seja ela com ou sem a bola nas mãos, buscamos passar à garotada alguns valores que julgamos ser fundamentais para a formação de um caráter: educação, respeito e trabalho em equipe.

Terminou a refeição, leve o prato até a cozinha. Não levou? Paga 10 (flexões, é claro). Falou palavrão? Paga 10 também. Derrubou o adversário? Ajude-o a levantar. Seu companheiro errou um arremesso ou um passe? Toque a mão dele. Dê apoio sempre. Todos juntos, com a mesma mentalidade, remam para o mesmo lugar.

É assim que surgem as amizades e, o mais importante, o aprendizado de valores fundamentais na vida de cada um, servindo para diversas situações da vida: no time de basquete, no trabalho ou em casa com a família.

“Acreditamos que todos esses ensinamentos serão importantes para diversas situações da vida desses meninos e meninas, não só dentro da quadra. Aqui no Buzzer Beater nós usamos o basquete como ferramenta para ensinar esses conceitos e acredito que é uma forma mais fácil de eles absorverem. Eles são jovens ainda e, se aprenderem esses valores, estarão aptos a se tornarem grandes adultos”, disse Fernando Silva, um dos fundadores do Buzzer Beater BC.

+Buzzer Beater II é sucesso e aumenta expectativa para 3ª edição em janeiro

Eleito o MVP da segunda edição do Buzzer Beater, o garoto Vitor Antony, de 17 anos, se sobressaiu não só dentro de quadra, mas em todos os valores citados acima, por seu exemplo na postura (critério principal na escolha). Ele também falou sobre o aprendizado pessoal no acampamento.

“Fui nas duas edições do Buzzer Beater e posso dizer que tive uma evolução pessoal muito grande. Mais do que arremessar ou driblar, evoluí muito na parte do respeito, amizade, dedicação, acreditar no próprio potencial, amar o próximo. Tudo isso é importante tanto dentro quanto fora das quadras e o Buzzer foi fundamental nesse aspecto”, disse Vitor.

+A carta do MVP: confira o depoimento completo (e emocionante) de Vitor Antony

“Acredito que quando você tenta exercer esses valores para todos os momentos de sua vida você se torna uma pessoa ou um atleta melhor. Depois, de alguma forma, você acaba sendo recompensado por isso. O Buzzer nos ensinou a levar as atitudes positivas de dentro para fora da quadra, isso com certeza ficará marcado para sempre para todos nós”, completou o MVP da segunda edição do Buzzer.

Outro fator de tamanha importância abordado no Buzzer Beater foi o estudo. Nosso acampamento foca, e muito, no bom desempenho na escola para o sucesso na vida dos meninos e meninas.

Esse foi um dos principais assuntos da palestra com o ex-jogador Eduardo Agra, atual comentarista dos canais ESPN, que deu várias demonstrações sobre como o estudo ajudou em sua carreira – jogou e estudou por quatro anos na renomada Universidade de Kansas State (NCAA).

Além disso, Agra falou muito sobre persistência e disciplina em todas as atividades de sua vida, sejam elas dentro ou fora das quadras. Durante a palestra, ele respondeu a perguntas da garotada, contou histórias e proporcionou um bate-papo extremamente enriquecedor.

“Minha palestra com a garotada foi bem bacana. Pude compartilhar minha experiência como jogador profissional e como o estudo me ajudou todas as fases da minha carreira. Posso dizer que o estudo me proporcionou, junto com o basquete, a oportunidade de me tornar um profissional depois da carreira de atleta”, disse Agra.

“O estudo até hoje ajuda muito na minha profissão de comentarista e de professor que sou há 32 anos. Gostei muito de passar essa mensagem a todos os meninos e meninas, pois é certo que o esporte anda de mãos dadas com os estudos”, finalizou o ex-jogador, que conquistou a medalha de bronze no Mundial de 1978 e disputou a Olimpíada de Los Angeles 1984 pela Seleção Brasileira.


Por Buzzer Beater Basketball Camp
 

© 2020 by @volkwork